Dra Leticia Pontes

Pesquisas sob coordenação da Drª Leticia Pontes

  • 2017 – Atual – TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A PRÁTICA DA ALTA HOSPITALAR
Descrição: Atualmente, tem-se praticado a alta hospitalar tão logo o paciente esteja clinicamente estável. No entanto, pacientes críticos como, por exemplo, os pacientes onco-hematológicos, submetidos a altas doses de drogas quimioterápicas durante o tratamento, podem apresentar inúmeros efeitos colaterais, incluindo a neutropenia. Esta condição clínica, ainda que permita a alta, exige elevada demanda de cuidados fora do ambiente hospitalar, tendo em vista o alto risco de infecção. Desta forma, manter muitos dos cuidados realizados no ambiente hospitalar no ambiente domiciliar é essencial para evitar complicações clínicas. A transferência da responsabilidade do cuidado do profissional de saúde para o paciente e/ou familiar tem sido um desafio. A orientação para alta hospitalar por meio de práticas de educação em saúde, que permita a compreensão desses cuidados pelos pacientes e/ou familiar, é uma importante ferramenta para o enfermeiro e demais profissionais de saúde contribuir, tanto para a redução de complicações clínicas, como para evitar retorno desnecessário do paciente ao serviço de saúde. O presente estudo tem como principal objetivo desenvolver tecnologias educacionais para a prática da alta responsável de pacientes onco-hematológicos imunossuprimidos. Para tanto, será realizada uma pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica para desenvolver conteúdo instrucional de orientações de cuidados a saúde após a alta hospitalar, para utilização em aplicativo móvel. Espera-se que, o emprego de uma nova tecnologia educacional para pacientes onco-hematológicos e imunossuprimidos possibilite melhor compreensão desses pacientes e familiares em relação aos cuidados necessários após a alta hospitalar, reduzindo as taxas de reinternação e, consequentemente, os custos para o sistema de saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Letícia Pontes – Coordenador / Luciana Schleder Gonçalves – Integrante / Isabela Bochonko Pereira – Integrante / Ana Paula Lima – Integrante

  • 2015 – Atual – FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO CATETER VENOSO CENTRAL PARA HEMODIÁLISE
Descrição: Descrição: As infecções de corrente sanguínea estão entre as principais infecções relacionadas a assistência a saúde e a estimativa é de que grande parte estejam associadas a algum dispositivo intravascular, principalmente os cateteres venosos centrais. Identificar os fatores de risco associados ao cateter venoso central para hemodiálise é de extrema importância para a assistência de enfermagem. Portanto o presente projeto tem como objetivo principal avaliar fatores de risco para infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (CVC) de curta permanência para hemodiálise. Os objetivos específicos são: 1. identificar as ações realizadas pela equipe de saúde na inserção, manipulação e manutenção do CVC de curta permanência para hemodiálise, considerando as recomendações internacionais do Centers for Disease Control and Prevention (CDC); 2. Identificar a incidência de infecção da corrente sanguínea, associada ao uso de CVC de curta permanência para hemodiálise; 3. Elaborar um protocolo para o manejo de CVC de curta permanência para hemodiálise. Será realizada uma pesquisa com delineamento observacional prospectivo, de abordagem quantitativa nas unidades de Nefrologia, unidade de terapia intensiva e centro de terapia semi-intensiva de um hospital de ensino de Curitiba.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Letícia Pontes – Integrante / ALESSSANDRA AMARAL SCHWANKE – Integrante / Mitzy T. R. Danski – Coordenador.

  • 2015 – Atual – DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM ANEMIA DE FANCONI SUBMETIDOS A TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Descrição: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e retrospectivo, a partir da análise de prontuários de pacientes submetidos ao TCTH no Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas ? UFPR no período de 2009 a 2015. Tem como principal objetivo investigar os diagnósticos de enfermagem apresentados em pacientes com diagnóstico de Anemia de Fanconi submetidos a Transplante de Células – Tronco Hematopoéticas (TCTH), segundo a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association, no período de julho de 2009 a julho de 2015..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Letícia Pontes – Coordenador / Carmem Maria Sales Bonfim – Integrante / Lara Cássia Silva Sandri – Integrante.
Número de orientações: 1


  • 2014 – Atual – AÇÕES DE ENFERMAGEM NOS CUIDADOS ESSENCIAIS EM TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS
Descrição: O Transplante de Célula Tronco Hematopoéticas (TCTH) é considerado uma modalidade terapêutica bem sucedida para determinadas doenças habitualmente fatais e, caracteriza-se por um tratamento complexo que merece atenção de todos os profissionais envolvidos nos processos de diagnóstico, tratamento, recuperação e controle dos pacientes submetidos ao procedimento. O Enfermeiro para atuar em TCTH deve estar apto a realizar cuidados técnicos especializados, assim como manejar complicações específicas do TCTH como a doença do enxerto contra hospedeiro (DECH), aplasia medular, falência de órgãos, infecção, entre outras. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma Pesquisa-ação em uma Unidade de TCTH de um Hospital de Ensino, tendo como objetivo geral analisar as ações de enfermagem nos cuidados essenciais a pacientes submetidos a TCTH e como objetivos específicos: a) identificar, os cuidados essenciais prestados a pacientes submetidos a TCTH que apresentam incidentes; b) buscar elementos da literatura científica, para refletir e intervir sobre as ações de enfermagem nos cuidados essenciais no TCTH que apresentam incidentes; c) implementar avaliação sistematizada e contínua das ações nos cuidados essenciais em TCTH. Essas ações a serem desenvolvidas, poderão: assegurar a qualidade da assistência de enfermagem aos pacientes submetidos a TCTH; criar um espaço acertado para que o serviço possibilite capacitar/qualificar profissionais de Enfermagem para atuarem em TCTH, nas modalidades de residência profissional, estágios e visitas técnicas; dar elementos para os enfermeiros desenvolver competências dispostas na Resolução COFEN 200/1997, que dispõe as competências do enfermeiro em transplante de células-tronco hematopoiética; garantir a prática de ações de enfermagem que promovam a segurança do paciente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Letícia Pontes – Coordenador / Mirela Pezzini Veran – Integrante / Débora Cristina Paes Zatoni – Integrante / Alzira Maria Stelmatchuk – Integrante / Teresinha Keiko Kojo – Integrante / Edinaldo Silva de Oliveira – Integrante / Adriana Mendes Quadros Cavilha – Integrante / Luciana Schleder Gonçalves – Integrante / Mitzy Tannia Reichembach Danski – Integrante / Elaine Drehmer de Almeida Cruz – Integrante / Tatiana Brusamarello – Integrante / Tatiane dos Santos – Integrante / SANDRA REGINA DA SILVA – Integrante / Isabela Bochonko Pereira – Integrante / Maythe Pacheco da Silva – Integrante / Ana Carolina Rodrigues de Sena Pontes – Integrante.

  • 2011 – Atual – DE BULLYING, TROTES, CASTIGOS E OUTRAS PERSEGUIÇÕES CORPORAIS: UM ESTUDO SOBRE AS LINGUAGENS AGRESSIVAS NA CULTURA ESCOLAR DE VIOLÊNCIA
Descrição: O Bullying sob a expressão de deboche ou humilhação mais grave com uma agressão física; os castigos como forma de repressão encerra em atividade preferida de adultos contra crianças indefesas quando se incluem os parentes e os professores; os trotes que celebram o rito agônico de entrada nos cursos superiores ou em corporações militares; os assédios morais produzidos nos encontros casuais da vida em grupo no serviço público, relatam mais que estorvos, humilhações e incômodos corporais, senão um instinto espontâneo que provoca fissuras na vida social. O objetivo cardeal dessa pesquisa se empenha num estudo das manifestações culturais da violência na escola e em sua vizinhança e dos desdobramentos que elas despertam. Esses desdobramentos podem nos ajudar a) compreender a violência em sua ocorrência, correspondência, contradições, e modalidades; b) identificar as formas de violência conhecidas e latentes e as marcas sob as quais se apresentam nas inter-relações ordinárias da cultura escolar; c) apreender como gestores, professores e alunos laboram com essa violência; d) produzir dados que possam orientar futuros projetos de intervenção educativa, quanto auxiliar decisões dos órgãos públicos ligados à educação escolar e à vivência em comunidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 4) Doutorado ( 2) . Integrantes: Eliane Sousa Oliveira dos Santos – Integrante / Tomires Campos Lopes – Integrante / SCHULLER, J.P. (Juliana de Paula Schuller) – Integrante / Sonia Cristina de Oliveira – Integrante / Larissa Beraldo Kawashima – Integrante / Flavia Karolina Campos – Integrante / Evando Carlos Moreira – Integrante / Raquel Stoilov Pereira – Integrante / Raquel Firmino Magalhães Barbosa – Integrante / França Alice Borges Santiago – Integrante / Letícia Pontes – Integrante / Josiane Rodrigues – Integrante / Jaqueline Mendes da Silva – Integrante / Cleomar Ferreira Gomes – Coordenador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Letícia Pontes – Integrante / Cleomar Ferreira Gomes – Coordenador.