APRESENTAÇÃO
O Grupo de Pesquisa ‘Tecnologia e Inovação em Saúde (TIS): fundamentos para a prática profissional’ foi fundado em 2009 com o objetivo de desenvolver pesquisa clínica, respondendo às lacunas nesta área para a prática profissional do enfermeiro. Esse Regimento Interno sistematiza as questões técnicas e administrativas relacionadas ao grupo.
Instituição: Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Status do grupo: certificado pela instituição.
Home page: www.enfermagem.ufpr.br/paginas/grupopesq/tis.htm.
Área predominante: Ciências da Saúde e Enfermagem.
Setores de aplicação: cuidado à saúde das pessoas; desenvolvimento de produtos tecnológicos voltados para a saúde humana.
Objetivos:
- Promover estudos sobre tecnologias em saúde e suas dimensões; avaliar a efetividade e eficácia dos recursos tecnológicos diagnósticos e terapêuticos dos procedimentos em saúde, entre outros.
- Políticas e práticas para a intervenção de enfermagem na saúde individual e coletiva; concepções pedagógicas do trabalho de enfermagem; a história e as tecnologias para a prática de enfermagem; história e historiografia de enfermagem/saúde.
HISTÓRICO
O Grupo TIS reúne pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos, que realizam investigações nas áreas de enfermagem, fisiologia e farmacologia. Há no grupo estratégias de interdisciplinaridade e intersetorialidade para o desenvolvimento de tecnologias, articulando conhecimentos entre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Farmacologia e Graduação em Enfermagem, da UFPR, bem como doDepartamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo (USP).
As linhas de pesquisa, nas quais os projetos estão inseridos, mesclam-se às investigações e resultados apontados em: Tecnologia e Inovação em Saúde; Políticas e Práticas de Saúde e Educação em Enfermagem; e Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Os projetos relacionados ao grupo culminam em relatórios de iniciação científica, monografias de conclusão de curso de graduação, dissertações, teses, publicações em periódicos e participação em eventos nacionais e internacionais.
A criação do Grupo TIS, surgiu do interesse das pesquisadoras Profª Drª Marineli Joaquim Meier e Profª Drª Mitzy Tannia Reichembach Danski em trabalhar com uma linha de pesquisa inexistente na UFPR. Destaca-se que o Grupo de Pesquisa TIS preferencialmente desenvolve Pesquisas Clínicas.
Fundadoras (líderes) do Grupo TIS:
- Marineli Joaquim Meier (líder).
- Mitzy Tannia Reichembach Danski (vice-líder).
CAPÍTULO I – DA FINALIDADE:
Artigo 1º – O presente Regimento Interno disciplina as atividades do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde – TIS.
CAPÍTULO II – DA COMPOSIÇÃO:
Artigo 2º – O Grupo TIS da UFPR será constituído por líderes, professores, pesquisadores, estudantes e técnicos – multiprofissionais:
- Líder;
- Vice-líder;
- Enfermeiros e demais profissionais da área da saúde;
- Estatísticos;
- Estudantes de pós-graduação;
- Estudantes de graduação;
- Técnicos em enfermagem;
- Técnicos de apoio;
Artigo 3º – Líder e vice-líder:
d 1º – O líder e vice-líder serão determinados conforme definições do CNPq. É desejável que o mesmo exerça suas funções em mandato de 2 (dois) anos (prazo este que poderá ser prorrogado até no máximo 4 (quatro) anos.
d 2º – Condições mínimas e simultâneas que devem ser observadas pelos líderes: ser docente do quadro efetivo da UFPR; ou inserido em programas de professor sênior da instituição; ter defendido sua tese de doutorado em período mínimo de três anos anteriores; demonstrar produção compatível à área de pesquisa; ter experiência como orientador principal de dissertações e/ou teses; não ser líder de outro grupo certificado pelo CNPq.
Artigo 4º – Alunos de pós-graduação:
d 1º – A participação no grupo para os alunos de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado deverá ser solicitada mediante matrícula na disciplina correspondente ao semestre em curso.
Artigo 5º – Alunos de graduação:
d 5º – Alunos de graduação em enfermagem da UFPR podem participar do grupo ao contemplar os critérios: inclusão em projetos de pesquisa ou iniciação científica; orientações de monografias com os professores do grupo; convidados ou interessados em projetos da linha de pesquisa.
Artigo 6º – Profissionais e outros integrantes:
d 1º – Os demais integrantes devem ser experientes e/ou envolvidos à área de Tecnologia, Inovação ou Pesquisa Clínica para participar do grupo.
CAPÍTULO III – DA PARTICIPAÇÃO
Artigo 7º – Os integrantes são aceitos pelos líderes e vinculados nos diretórios do grupo de pesquisa após inserção em, no mínimo, um projeto de pesquisa desenvolvido no grupo.
Artigo 8º – Será permitida a participação de visitantes em até 3 (três) reuniões ao ano (ou seja, uma pessoa que não está em nenhum projeto pode participar de no máximo três reuniões no ano), passando disto há obrigatoriedade de inserção em algum projeto.
Artigo 9º – Será dispensado o participante que, sem motivo justificado, deixar de comparecer a três reuniões consecutivas ou a seis intercaladas no período de 1 (um) ano.
CAPÍTULO IV – DOS ENCONTROS:
Artigo 10º – O Grupo TIS terá como sede uma sala de aula da UFPR, localizada na Av. Pref. Lothario Meissner, 632 2º andar – Jardim Botânico, Curitiba-PR, onde se reunirá, ordinariamente, pelo menos duas vezes a cada 30 dias e, extraordinariamente quando convocada pelos líderes ou a requerimento da maioria de seus membros.
Artigo 11º – O Grupo TIS instalar-se-á e deliberará com a presença de maioria simples dos seus membros, devendo ser verificado o “quorum” mínimo de 50% mais um participante em cada sessão antes de cada votação.
Artigo 12º – A votação será nominal.
Artigo 13º – O cronograma de atividades está vinculado ao calendário acadêmico do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR, pois além de pesquisa, é também um grupo de estudos, disciplina curricular optativa da grade horária do programa. O cronograma de cada reunião (data e itens a serem discutidos) é disponibilizado aos participantes, via plataforma on-line, na primeira semana do início das atividades.
CAPÍTULO V – SEQUÊNCIA DOS ENCONTROS
Artigo 14º – Verificação da presença de um dos líderes e, em caso de sua ausência, a abertura dos trabalhos será pelo doutorando responsável do semestre ou pelo mestrando responsável pela reunião.
Artigo 15º – Verificação da presença e existência de “quorum”.
Artigo 16º – Aprovação e assinatura da Ata da reunião anterior.
Artigo 17º – Leitura e despacho do expediente.
Artigo 18º – Ordem das atividades programadas para o dia, compreendendo leitura, discussão e votação dos pareceres.
CAPÍTULO VI – ATAS
Artigo 19º- Relatórios ou atas de cada reunião são elaborados pelos acadêmicos, conforme escala pré-estabelecida, revistos por um dos líderes e distribuídos aos integrantes do Grupo TIS por via eletrônica, em prazo de até duas semanas, após a reunião.
CAPÍTULO VII – DA COMPETÊNCIA:
Artigo 20º – Compete o Grupo TIS:
- Desenvolver atividades técnico-científicas;
- Organizar eventos científicos;
- Pesquisar informações científicas relacionadas à pesquisa clínica;
- Elaborar e desenvolver projetos (produção científica, tecnológica e artística no grupo).
CAPÍTULO VIII – DAS ATRIBUIÇÕES:
Artigo 21º Ao líder e vice-líder incumbe dirigir, coordenar, planejar e supervisionar as atividades e pesquisas do Grupo TIS, especificamente:
- Assistir aos encontros;
- Representar o TIS em suas relações internas e externas;
- Instalar o TIS e presidir suas reuniões;
- Promover a convocação das reuniões;
- Tomar parte nas discussões e votações e, quando for o caso, exercer direito do voto de desempate;
- Indicar, dentre os integrantes, os relatos dos expedientes;
- Indicar integrantes para realização de estudos, levantamentos e emissão de pareceres necessários à consecução da finalidade do grupo;
- Ser referência para os integrantes do grupo apontando horizontes e novas áreas de atuação.
Artigo 22º – Aos membros incumbe:
- Assistir aos encontros;
- Estudar e relatar nos prazos estabelecidos, os temas que lhes forem atribuídos pelos líderes;
- Comparecer aos encontros, relatando os expedientes, proferindo voto ou pareceres e manifestando-se a respeito dos temas em discussão;
- Desempenhar as atribuições que lhes forem designadas pelos líderes;
- Apresentar propostas de projetos de pesquisas e sugestões pertinentes relacionados ao grupo;
- Participar ativamente das linhas de pesquisa e orientandos de professores do grupo;
- Ser integrante e participar de pelo menos um projeto de pesquisa;
- Escrever e encaminhar pelo menos um artigo científico no ano;
- Apresentar trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais.
Artigo 23º – Especificamente ao aluno de pós-graduação incumbe:
- Planejar e organizar os encontros;
- Contatar palestrantes;
- Buscar artigos científicos para discussão;
- Desenvolver pesquisas;
- Escrever e encaminhar pelo menos um artigo científico no ano;
- Apresentar trabalhos em eventos internos e externos;
- Publicar resumos em anais de eventos.
Artigo 24º – Especificamente ao acadêmico incumbe:
- I. Vincular-se a, pelo menos, um projeto de iniciação científica ou similar;
- II. Fazer a ATA;
- III. Buscar artigos científicos para discussão;
- IV. Apresentar e discutir artigos científicos sempre que lhe forem solicitados;
- V. Apresentar pelo menos um trabalho em evento no ano;
- VI. Publicar pelo menos um resumo em anais de eventos no ano.
Artigo 25° Casos omissos nesse regimento serão deliberados pela liderança do Grupo.