Linhas de Pesquisa e descritores

Estudos para avaliação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias, tecnologias de informação e comunicação (TIC), processos, produtos, serviços inovadores para o cuidado em enfermagem, educação e saúde.

Segue abaixo os descritores definidos do Grupo de pesquisa TIS:

Descritor Definição
Enfermagem Baseada em Evidências Modo de fornecer atendimento de enfermagem guiado pela integração do melhor conhecimento científico disponível com competência em enfermagem. Esta abordagem exige que enfermeiros avaliem criticamente os dados científicos relevantes ou evidências de pesquisa, e que implementem intervenções de alta qualidade para a prática em enfermagem. 
Tecnologia A aplicação de conhecimento científico para propósitos práticos em qualquer campo. Inclui métodostécnicas e instrumentação. 
Inovação Atividade de caráter científico, tecnológico, organizacional, financeiro ou comercial que se executa com o objetivo de obter produtos, processos tecnológicos e serviços totalmente novos ou melhorados de forma significativa. Considera-se que uma inovação tenha sido implementada se estiver aplicada à prática social ou se for usada dentro de um processo produtivo ou de determinados serviços. Tal implementação pode se dar em regime de transação comercial ou não. Inovação é definida como resultado da introdução de novo conhecimento ou tecnologia econômica e socialmente útil (o sentido de novo se aplica ao local onde é introduzido e não possui sentido universal). 
Metanálise Síntese estatística de dados e resultados obtidos em estudos prévios passíveis de comparação, de modo a permitir uma avaliação do problema de interesse com base em informações de estudos anteriores (Tradução livre do original: Last, 2001)
Ensaio Clínico Trabalho que relata um estudo clínico pré-planejado da segurançaeficácia ou esquema de dosagem ideal de uma ou mais drogas, procedimentos ou técnicasdiagnósticas, terapêuticas ou profiláticas, em humanos selecionados de acordo com critérios pré-determinados de elegibilidade e observados para evidências pré-definidas de efeitos favoráveis ou desfavoráveis. Embora a maioria dos ensaiosclínicos se refira aos seres humanos, este tipo de publicação pode ser usado para artigos de veterinária, que satisfazem os requisitos para os humanosDescritoresespecíficos para os tipos e fases específicas dos ensaios clínicos estão também disponíveis. 
Revisão  Artigo ou livro publicado após exame do material já publicado sobre um assunto. Pode ser abrangente em vários graus e o intervalo de tempo do materialpesquisado pode ser amplo ou restrito, mas as revisões mais frequentemente desejadas são revisões da literatura atual. O material do texto examinado pode abarcar, especificamente em medicinamaterial clínico assim como pesquisaexperimental ou relatos de caso. Revisões do estado-da-arte tendem a tratar de assuntos mais atuais. A revisão da literatura deve ser diferenciada do ARTIGO HISTÓRICO sobre o mesmo tema, mas uma revisão de literatura histórica também está incluída no escopo deste tipo de publicação. 
Pesquisa em Enfermagem Clínica
Investigação executada por enfermeiros no ambiente clínico, e projetada para fornecer informações que ajudarão a melhorar os cuidados dispensados aospacientes. Outros profissionais também podem participar da pesquisa.