Pesquisas em andamento

Pesquisas sob coordenação da Drª Mitzy Tannia Reichembach Danski:

  • 2014 – Atual –  EVIDÊNCIAS CLÍNICAS NO USO DE CATETER VENOSO PERIFÉRICO
Descrição: A Prática Baseada em Evidências embasa o cuidado de enfermagem aplicado aos pacientes, e para tanto é necessário a realização de pesquisas que contribuam com evidências científicas fortes na área da saúde,  principalmente na  enfermagem. A pesquisa clínica na enfermagem torna-se aliada à busca de evidências e consolida a construção de um corpo de conhecimentos para a profissão, na intencionalidade de melhoria dos cuidados prestados e redução de práticas errôneas.   Os desafios, ao pesquisar na área de enfermagem, abrangem o teste de tecnologias, insumos farmacológicos e terapêuticos, bem como aprimoramento de conhecimentos, métodos e produtos. A terapia intravenosa é amplamente utilizada pela enfermagem, sendo comumente empregada em ambientes hospitalares, em adultos, idosos, crianças e neonatos. As pesquisas clínicas nessa área possuem grande relevância, em virtude de sua larga utilização e importância para o tratamento e recuperação de diversas enfermidades. O presente projeto objetiva produzir evidências de alto grau científico no uso de cateter venoso periférico, para implementação da Prática Baseada em Evidências na Enfermagem. Apresenta ainda, como objetivos específicos: descrever o perfil epidemiológico de adultos em uso de cateter venoso periférico e analisar as complicações decorrentes do uso do cateter venoso periférico. A abordagem metodológica compreenderá estudos observacionais, de desenhos epidemiológico e transversal. O estudo será desenvolvido em Unidades Clínicas e Cirúrgicas de um hospital de ensino de Curitiba, durante os meses de agosto de 2014 a fevereiro de 2015. Os dados serão coletados por equipe devidamente capacitada. Os sujeitos do estudo serão os pacientes adultos hospitalizados, e serão considerados como objetos de estudo os cateteres venosos periféricos inseridos nos mesmos. Espera-se validar evidências científicas fortes, que embasem um cuidado de qualidade na prática profissional da enfermagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2)  / Mestrado acadêmico: (1)  / Doutorado: (2) . Integrantes: Mitzy Tannia Reichembach Danski – Coordenador / Gabriella Lemes Rodrigues de Oliveira – Integrante / Michelle Caroline Santos – Integrante / Derdried Atanasio Johann – Integrante / thais Mayara Lesniowski Greboge – Integrante.
Número de orientações: 1
  • 2012- Atual- GERENCIAMENTO DE RISCO E EDUCAÇÃO PERMANENTE:INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM FERIDAS
 Descrição: Trata-se de um estudo com os objetivos: Descrever como é realizado a notificação e o acompanhamento dos agravos relacionado às úlceras por pressão, nos hospitais de ensino da cidade de Curitiba. Descrever as estratégias e a periodicidade utilizadas na educação continuada e/ou permanente dos profissionais de enfermagem relacionada às úlceras por pressão nos hospitais de cidade de Curitiba. Identificar os conhecimentos relacionados à ulcera por pressão nas unidades de internação de um hospital universitário de Curitiba. Subsidiar a implementação da diretriz e do algoritmo de prevenção e tratamento de úlceras por pressão em um hospital de ensino de Curitiba. Criar a comissão de cuidados com a pele. Avaliar o efeito das atualizações com relação as diretrizes clínicas e o algoritmo de prevenção e tratamento de úlcera por pressão da equipe de enfermagem em um hospital universitário de Curitiba. Comparar o conhecimento e atividades relacionadas a úlcera por pressão desenvolvidas pela equipe de enfermagem antes e após as atividades educativas.Calcular a prevalência de úlcera de pressão em um Hospital Universitário de Curitiba antes e após as atualizações com relação as diretrizes clínicas e o algoritmo de prevenção e tratamento de ulcera por pressão. Relacionar os fatores de risco para o desenvolvimento de úlcera de pressão. Readequar os cuidados de enfermagem após as atualizações com relação as diretrizes clínicas e o algoritmo de prevenção e tratamento de úlcera por pressão. Esse trabalho propõe quatro etapas denominadas: exploratória, diagnóstica, intervenção e avaliação. Na etapa exploratória, está atrelada as dissertações de mestrado profissional da Tereza Krause e Barbara Franco Mittag, sob orientação da Prof. Mitzy Danki, envolverá hospitais de ensino de Curitiba ( Hospital Trabalhador, Hospital de Clinicas, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Erasto Gaertner, Hospital da Cruz Vermelha) será pesquisado como acontece o gerenciamento de risco e a educação permanente.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:  / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Mitzy Tannia Reichembach Danski – Coordenador / Méier, Marineli Joaquim – Integrante / Tereza Cristina Caron Krause – Integrante / Hellen Roehrs – Integrante / Barbara Mittag – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
  • 2012 – Atual – EFETIVIDADE DE CATETER VENOSO PERIFERICO
Descrição: Este Projeto é financiado pelo CNPq / Edital Universal 14/2013 – Faixa A – com vigência até dezembro de 2016. Trata-se de ensaio clínico randomizado que visa avaliar a efetividade do cateter integral de segurança, com amostra probabilística de conveniência de duas UTIs neonatais. O cateter integral de segurança apresenta asas de empunhadura/fixação, tubo extensor transparente, dispositivo de segurança, agulha siliconizada com bisel bi-angulado e trifacetado, conectada ao mandril guia e puxador, cateter em biomaterial Vialon e duas vias de acesso; é indicado em tratamentos de média duração, tendo sido aprovado pela ANVISA apesar de não haver estudo com ele em território nacional. Os benefícios deste cateter para o paciente e para os profissionais que o manipulam são o seu uso prolongado sem desenvolver eventos adversos e minimização de acidentes com material biológico e pérfuro cortante.Serão randomizados 200 neonatos que necessitam de acesso venoso em dois grupos, sendo um grupo recebedor do cateter integral de segurança (grupo experimental) e outro que receberá cateter curto flexível usado no tratamento convencional (grupo controle). O desfecho primário é a redução dos eventos adversos relacionados ao uso do cateter. Serão acessados dados secundários dos prontuários dos pacientes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4)  / Mestrado acadêmico: (2)  / Doutorado: (3) . Integrantes: Mitzy Tannia Reichembach Danski – Coordenador / Edivane Pedrolo – Integrante / Priscila Mingorance – Integrante / Stela Adami Vayego – Integrante / Gabriella Lemes Rodrigues de Oliveira – Integrante / Jolline Lind – Integrante / Alessandra Amaral Schwanke – Integrante / Derdried Atanasio Johann – Integrante / Thays Greboge – Integrante / Santos Michelle – Integrante / Kesia Barros – Integrante / Ana Zacarchuka – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
♣♣
Pesquisa sob coordenação da Drª. Marineli Joaquim meier
  • 2011 – Atual – SISTEMA DE COLETA E ANÁLISE PARA ESTUDO DE PREVALENCIA DE ÚLCERA POR 
Descrição: A Prática Baseada em Evidências prevê rigor metodológico e que os estudos atendam as especificidades do desenho de estudo. Contudo, a disciplina de Enfermagem não dispõe de métodos sistemáticos de pesquisa de úlcera por pressão. Para tanto, objetiva-se desenvolver um sistema de coleta e análise de dados para estudos de prevalência de úlcera por pressão no estado do Paraná, a fim de incrementar e apoiar as  pesquisas neste âmbito, mediante as dificuldades em garantir que os estudos de prevalência e incidência produzem resultados precisos que permitam o monitoramento de dados significativos sobre o tempo, bem como comparações válidas entre diferentes contextos de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados será a observação sistemática participante e a análise dos dados será descrita de forma qualitativa sobre o desenvolvimento do sistema de coleta e análise de dados para estudos de prevalência de úlcera por pressão. A pesquisa será realizada em um hospital de ensino do município de Curitiba. O desenvolvimento prevê quatro etapas: a) contato e aproximação com o campo de estudo,constituição das equipes e caracterização dos hospitais de ensino participantes; b) desenvolvimento  de instrumento de coleta de dados e treinamento dos participantes,c)  validação do instrumento de coleta de dados e desenvolvimento de banco de dados, d) realização de estudo piloto. Estima-se que a composição de bancos de dados sobre a prevalência de úlcera por pressão possibilita intervenções seguras e eficazes no problema apresentado, com vistas à melhoria da qualidade do cuidado multiprofissional. Dentro da linha de pesquisa : TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O CUIDAR EM SAÚDE E ENFERMAGEM Descrição: Estudos sobre desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos, produtos ou serviços inovadores para o cuidado em enfermagem e saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5)  / Especialização: (0)  / Mestrado acadêmico: (2)  / Mestrado profissional: (1)  / Doutorado: (3) . Integrantes: Marineli Joaquim Meier – Coordenador / Karla Crozeta – Integrante / Hellen Roehrs – Integrante / Janislei Giseli Dorociaki Stocco – Integrante / Pandora Maione Salum – Integrante / LARISSA PERIPOLLI – Integrante / LETICIA MOREIRA – Integrante / CAMILA GUSSO – Integrante / THAYS ARMSTRONG – Integrante.
Número de orientações: 3
  • 2008 – Atual – PRATICA BASEADA EM EVIDÊNCIA: POSSIBILIDADE PARA UMA PRATICA TECNOLOGICA 
Descrição: O estudo pretende desenvolver conhecimento baseado na prática baseada em evidência para contribuir para estruturaçao da disciplina de enfermagem em uma perspectiva tecnológica. Compreende estudos que utilizam a revisáo integrativa e a revisáo sistemática como método de pesquisa. Dentro da linha de pesquisa : TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O CUIDAR EM SAÚDE E ENFERMAGEM Descrição: Estudos sobre desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos, produtos ou serviços inovadores para o cuidado em enfermagem e saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4)  / Mestrado acadêmico: (3)  / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marineli Joaquim Meier – Coordenador / Karla Crozeta – Integrante / Mitzy Tannia Reichembach – Integrante / Gisely Blanc – Integrante / Franciele Soares – Integrante / Taniclaer Stahlhoefer – Integrante / Otilia Maciel – Integrante / Janislei Giseli Dorociaki Stocco – Integrante / Andreia Monastier Costa – Integrante / Hellen Roehrs – Integrante / Janyne Daiane Ribas – Integrante / Jorge Vinicius Felix – Integrante / Michel Dalmedico – Integrante / Francislene de Fatima Cordeiro Petz – Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5
♣♣

Pesquisas sob coordenação da Drª Leticia Pontes

  • 2014 – Atual – Ações de Enfermagem nos cuidados essenciais em Transplante de Células Tronco Hematopoéticas
Descrição: O Transplante de Célula Tronco Hematopoéticas (TCTH) é considerado uma modalidade terapêutica bem sucedida para determinadas doenças habitualmente fatais e, caracteriza-se por um tratamento complexo que merece atenção de todos os profissionais envolvidos nos processos de diagnóstico, tratamento, recuperação e controle dos pacientes submetidos ao procedimento. O Enfermeiro para atuar em TCTH deve estar apto a realizar cuidados técnicos especializados, assim como manejar complicações específicas do TCTH como a doença do enxerto contra hospedeiro (DECH), aplasia medular, falência de órgãos, infecção, entre outras. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma Pesquisa-ação em uma Unidade de TCTH de um Hospital de Ensino, tendo como objetivo geral analisar as ações de enfermagem nos cuidados essenciais a pacientes submetidos a TCTH e como objetivos específicos:  a) identificar, os cuidados essenciais prestados a pacientes submetidos a TCTH que apresentam incidentes; b) buscar elementos da literatura científica, para refletir e intervir sobre as ações de enfermagem nos cuidados essenciais no TCTH que apresentam incidentes;  c) implementar avaliação sistematizada e contínua das ações nos cuidados essenciais em TCTH. Essas ações a serem desenvolvidas, poderão: assegurar a qualidade da assistência de enfermagem aos pacientes submetidos a TCTH; criar um espaço acertado para que o serviço possibilite capacitar/qualificar profissionais de Enfermagem para atuarem em TCTH, nas modalidades de residência profissional, estágios e visitas técnicas; dar elementos para os enfermeiros desenvolver competências dispostas na Resolução COFEN 200/1997, que dispõe as competências do enfermeiro em transplante de células-tronco hematopoiética; garantir a prática de ações de enfermagem que promovam a segurança do paciente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3)  / Especialização: (0)  / Mestrado acadêmico: (0)  / Mestrado profissional: (0)  / Doutorado: (0) . Integrantes: Letícia Pontes – Coordenador / Mirela Pezzini Veran – Integrante / Débora Cristina Paes Zatoni – Integrante / Alzira Maria Stelmatchuk – Integrante / Teresinha Keiko Kojo – Integrante / Edinaldo Silva de Oliveira – Integrante / Ana Cláudia Silveira – Integrante / Adriana Mendes Quadros Cavilha – Integrante / Luciana Schleder Gonçalves – Integrante.
  • 2011 – Atual – DE BULLYING, TROTES, CASTIGOS E OUTRAS PERSEGUIÇÕES CORPORAIS: UM ESTUDO SOBRE AS LINGUAGENS AGRESSIVAS NA CULTURA ESCOLAR DE VIOLÊNCIA
Descrição: Descrição: O Bullying sob a expressão de deboche ou humilhação mais grave com uma agressão física; os castigos  como  forma de repressão encerra  em  atividade preferida de adultos contra crianças indefesas quando se incluem os parentes e os professores; os trotes que celebram o rito agônico de entrada nos cursos superiores ou em corporações militares; os assédios morais produzidos nos encontros casuais da vida em grupo no serviço público, relatam mais que estorvos, humilhações e incômodos corporais, senão um instinto espontâneo que provoca fissuras na vida social. O objetivo cardeal dessa pesquisa se empenha num estudo das manifestações culturais da violência na escola e em sua vizinhança e dos desdobramentos que elas despertam. Esses desdobramentos podem nos ajudar a) compreender a violência em sua ocorrência, correspondência, contradições, e modalidades; b) identificar as formas de violência conhecidas e latentes e as marcas sob as quais se apresentam nas inter-relações ordinárias da cultura escolar; c) apreender como gestores, professores e alunos laboram com essa violência; d) produzir dados que possam orientar futuros projetos de intervenção educativa, quanto auxiliar decisões dos órgãos públicos ligados à educação escolar e à vivência em comunidades..  Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.  Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 4) Doutorado ( 2) .  Integrantes: Eliane Sousa Oliveira dos Santos – Integrante / Tomires Campos Lopes – Integrante / SCHULLER, J.P. (Juliana de Paula Schuller) – Integrante / Sonia Cristina de Oliveira – Integrante / Larissa Beraldo Kawashima – Integrante / Flavia Karolina Campos – Integrante / Evando Carlos Moreira – Integrante / Raquel Stoilov Pereira – Integrante / Raquel Firmino Magalhães Barbosa – Integrante / França Alice Borges Santiago – Integrante / Letícia Pontes – Integrante / Josiane Rodrigues – Integrante / Jaqueline Mendes da Silva – Integrante / Cleomar Ferreira Gomes – Coordenador. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Letícia Pontes – Integrante / Cleomar Ferreira Gomes – Coordenador.
Pesquisas sob coordenação do Drº  Jorge Vinicius Cestari Felix
  • 2013 – AtualEstudo da via IRS/PI3K/AKT e seu crosstalk com o Sistema Renina Angiotensina no hipotálamo e o seu papel na homeostasia glicêmica durante a gestação.
 Descrição: A gestação é um período em que a fêmea é transitoriamente submetida a uma série de alterações em todo o organismo, resultando num quadro semelhante à síndrome metabólica, mas que são cuidadosamente reguladas de modo a fornecer o suprimento adequado de substratos para a mãe e para o feto. A gravidez caracteriza-se como modelo fisiológico e temporalmente definido de resistência à insulina. A ativação de vias de sinalização da insulina no cérebro, em particular no núcleo arqueado do hipotálamo (ARC), tem importante papel na regulação da homeostasia glicêmica. Já está bem estabelecido que a Ang-II é capaz de induzir a fosforilação em serina do IR, do IRS e da subunidade regulatória p85 da PI3K. No entanto, ainda não foi esclarecido se ocorrem alterações na via de sinalização da insulina em áreas do sistema nervoso central (SNC) responsáveis pelo controle da homeostasia glicêmica, como é o caso do ARC, do núcleo hipotalâmico ventromedial (VMH) e do núcleo paraventricular (PVN) durante a gestação, que poderia contribuir para o quadro de resistência à insulina nesta situação. O objetivo deste estudo será avaliar a expressão das proteínas de sinalização intracelular da insulina IRS1-2, PI3K (p85α, p55α, p50α), AKT, p-Ser473AKT e dos receptores IR, e AT1a no hipotálamo total e no ARC, VMH e PVN em ratas wistar grávidas, no período correspondente ao terceiro trimestre em humanos. Pretende-se investigar também o possível cross-talk da via de sinalização da insulina e da Angiotensina-II (Ang-II) no hipotálamo. Será avaliada também a ingestão alimentar e do peso após injeções I.C.V. de insulina e do antagonista AT1a Losartan (por gavagem).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .Integrantes: Jorge Vinícius Cestari Felix – Coordenador / Fabrício Max Netto – Integrante / Dryelle Soster Iede – Integrante.
  • 2013 – Atual – Avaliação da Prevalência de Complicações relacionadas ao uso de Dispositivos Intravenosos Periféricos em Pacientes Pediátricos.
 Descrição: Estima-se que 90% dos pacientes internados em hospitais fazem uso de cateteres venosos para administração de drogas e soluções. A Terapia Intravenosa (TIV) apresenta diversas vantagens, em relação a outras vias de administração de medicamentos, tais como controle preciso da dosagem; efeito imediato da droga; possibilidade de administrar grandes volumes, etc. No entanto existe o risco de complicações que podem ocorrer, desde as locais, como flebite, extravasamento, infiltração, hematomas, dor e até mesmo as sistêmicas, potencialmente mais graves. Mesmo as complicações locais podem ter consequências desastrosas, dependendo do tipo de droga associada e o volume infundido em espaço extravascular, especialmente em pacientes pediátricos. A enfermagem tem papel essencial na TIV, tendo em vista que é de sua competência a obtenção, manipulação/manutenção do acesso venoso e administração de medicamentos e soluções. O presente estudo terá como Objetivos: Avaliar a prevalência de complicações relacionadas ao uso da TIV em pacientes pediátricos; Identificar os diferentes tipos de complicações locais; Identificar as possíveis causas; Verificar as medidas realizadas para o tratamento da complicação; Erros de Medicação, sua incidência, suas causas e consequências.  Espera-se avaliar a incidência de complicações relacionadas à TIV e suas causas, para que futuramente sejam elaboradas estratégias visando a diminuição das mesmas e consequentemente dos danos ao paciente. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2)  / Especialização: (0)  / Mestrado acadêmico: (0)  / Mestrado profissional: (0)  / Doutorado: (0) . Integrantes: Jorge Vinícius Cestari Felix – Coordenador / elessandra souza bitencourt – Integrante / Camila Nunes Leal – Integrante.
  • 2013 – AtualUso de simuladores humanos no ensino de graduação em enfermagem e informática biomédica: criação e avaliação de modelos de ensino e pesquisa.
Descrição: Trata-se de estudo que objetiva visa planejar, implementar e avaliar laboratório de simulação no Ensino de Enfermagem em emergência clínica. A pesquisa será realizada em três etapas: a primeira planejamento e avaliação da implantação do laboratório pelos professores em áreas de fundamentos de enfermagem e médico- cirúrgica; a segunda o desenvolvimento de softwares para o uso do simulador humano no cenário de aprendizagem; e a terceira treinamento e avaliação de dois grupos de alunos com e sem utilização do ambiente de simulação. Serão utilizados manequins de simulação, computadores, mobiliário de um ambiente de simulação, e equipamentos simuladores de cuidado, preparados especificamente para este projeto, inicialmente com uso de software próprio. Linha de Pesquisa- Políticas e práticas de educação, saúde e enfermagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Jorge Vinícius Cestari Felix – Integrante / Maria de Fátima Mantovani – Coordenador / Aida Maris Peres – Integrante / Letícia Mara Peres – Integrante / Daniel Weingaertner – Integrante.