Prevenção de Úlceras por Pressão: Uma Perspectiva Tecnológica

Gisely Blanc
Profª Dra Marineli Joaquim Méier

RESUMO
As Úlceras por Pressão (UP) são feridas crônicas que causam sofrimento físico e emocional aos indivíduos acometidos, ocasionam dor, prolongam o tempo de internação, de recuperação e aumentam o risco para o desenvolvimento de complicações.

Desta forma, a prevenção das UP é uma prerrogativa no cuidado em saúde. O projeto “Avaliação tecnológica das práticas de cuidar em Enfermagem”, no edital de Iniciação Científica 2009-2010, elaborou uma diretriz clínica e um algoritmo para prevenção e tratamento das UP, e capacitou a equipe de enfermagem de um Centro de Terapia Semi-intensiva, o qual foi identificado com a maior prevalência em estudo transversal de 2009. No edital atual,optou-se por dar continuidade ao processo de capacitação nas unidades com a segunda maior prevalência de UP: Quimioterapia de Alto Risco, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Pronto Atendimento Adulto.

O objetivo foi avaliar a prática de cuidar de enfermagem na prevenção de UP. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada nas três unidades supracitadas de um Hospital Universitário de Curitiba – PR.

A pesquisa contemplou duas etapas: a capacitação dos funcionários referente à prevenção de UP e a aplicação de dois questionários referentes ao processo de capacitação e medidas preventivas executadas pelos funcionários, estas ocorreram de julho de 2010 a fevereiro de 2011.

A capacitação foi ministrada em três módulos e em todos os turnos de trabalho, no total de 58 encontros.

O quadro funcional das três unidades totalizava 91 funcionários de enfermagem, destes, 65 iniciaram e 56 concluíram os três módulos. Os motivos para não participação da primeira etapa foram: recusa (27%), férias (23%), ocupados em suas funções (15,4%), licença médica (11,5%), capacitação realizada anteriormente (7,7%), ausente nos dias de capacitação (3,8%), e não justificaram a ausência (11,6%). Quanto à segunda etapa, 36 responderam os questionários.

A maioria dos participantes concordou que a organização e o conteúdo abordado contribuíram para o processo de aprendizagem.

Em relação às medidas preventivas verificou-se que a equipe possui conhecimento e que esses estão de acordo com os referenciais teóricos.

Percebe-se que na área da saúde, as inovações são constantes, não apenas no que se refere aos materiais, mas também aos processos e conhecimentos.

A atualização da equipe de enfermagem pautada em referenciais científicos é uma perspectiva tecnológica na prevenção de UP, essencial para um cuidado de qualidade.